MEC de olho nas Faculdades de
Enfermagem que não estão cumprindo a integralização e duração dos cursos de
graduação no interior da Bahia
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Por Athylla Borborema
O MEC - Ministério da Educação e Cultura do
Brasil está ameaçando não expedir os diplomas de alunos oriundos de
Faculdades do interior da Bahia que na conclusão dos seus cursos não estão
contabilizando a carga horária mínima e procedimentos relativos à
integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências
Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia,
Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados na modalidade
presencial.
A resolução nº 4 em vigor desde 6 de abril de
2009 do Ministério da Educação e Cultura, estabeleceu que estes cursos a
partir da data da sua publicação passariam de 8 para 10 semestres, fixados
com base na carga horária total, computada nos respectivos Projetos
Pedagógicos do curso, observados os limites estabelecidos nos exercícios e
cenários apresentados no Parecer da CNE e do CES nº 8/2007. E para quem já
estava cursando na época da publicação da Lei (Em 06/04/2009), foi de certa
forma beneficiado, devendo cumprir uma carga horária total curricular de no
mínimo 9 semestres.
Mas o descumprimento de algumas Faculdades no
Interior da Bahia que insistem em reduzir a duração dos cursos e oferecem
grades curriculares milagrosas, fez com que a Câmara de Educação Superior do
Conselho Nacional de Educação do MEC, instalasse uma comissão de avaliação
destas instituições que poderão perder as autorizações dos cursos e definiu
que os alunos que não cumprirem a carga horária mínima e procedimentos
relativos à integralização e duração do curso não poderão ser outorgados
bacharéis.
Para o presidente do Conselho Nacional de
Educação do Ministério da Educação e Cultura, professor José Fernandes de
Lima, o CNE tem um papel extraordinário na construção do Plano Nacional de
Educação e é um órgão constituído para pensar a educação e normatizar as leis
de ensino e uma das missões que o conselho tem é adotar uma agenda mais
substantiva para responder às necessidades e aos anseios da sociedade,
contudo, existem algumas instituições de ensino no Brasil, especialmente no
interior da Bahia que estão na mira do MEC, especialmente por estarem
desrespeitando as leis de ensino, relativas à integralização e duração dos
cursos.
O Teixeira News ouviu a coordenadora do curso de
Enfermagem da Faculdade Pitágoras em Teixeira de Freitas, professora mestre
Jucimara Aquino que informou que a Faculdade Pitágoras cumpre rigorosamente
todos os dispostos da Resolução nº 04 e destacou que o aumento na carga
horária dos cursos, torna ainda mais a presença do profissional de enfermagem
imprescindível para a promoção, manutenção e recuperação da saúde das pessoas
e que a Pitágoras sempre zelou por este principio de cuidar da saúde das
pessoas pelos profissionais que coloca no mercado e sua preocupação também é
formar Farmacêuticos com competência científica e capacidade profissional
para inserção no mercado de trabalho, que estejam comprometidos com a
sociedade, e que tenham como atribuições essenciais a promoção, proteção e
recuperação da saúde humana.
O Teixeira News também ouviu a coordenadora do
curso de Enfermagem da FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do
CESESB – Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, em Itamaraju,
professora mestre e doutoranda Luana Reis, a qual informou que a instituição
foi uma das primeiras Faculdades do país a adotar todas as medidas
estabelecidas pela Resolução nº 04 do MEC e que as normas curriculares do seu
curso de Enfermagem são publicamente expostas no site oficial da FACISA,
tanto que quem ingressou na unidade antes do 2º sempre de 2009, concluiu e
está concluindo o curso com duração de 9 semestres e quem ingressou após o 2º
semestre de 2009 ou está chegando agora, tem consciência que o curso dura 10
semestres.
A professora Luana Reis, ressaltou que o curso de
graduação em Enfermagem da FACISA/CESESB preocupa-se com a formação de um
enfermeiro qualificado, mais inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário
de saúde da população. Da qual instituição o profissional tem saído preparado
para a tendência do mercado e capacitado para atuar com competências assistenciais,
relacionais, científicas, educacionais e gerenciais.
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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
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